• ladyssecretbrasil

Apenas um toque...


Olá Ladies!

Ser uma Lady, é saber sobre seu corpo e se cuidar diariamente. Por isso, hoje iremos falar de um assunto muito sério na vida das mulheres, a prevenção contra o câncer de mama. O câncer de mama afeta cerca de 60 mil mulheres brasileiras por ano, detectar precocemente a doença aumenta suas chances de cura, e o autoexame das mamas é o primeiro passo. O ideal é que cada uma conheça detalhadamente as suas mamas, o que facilita a percepção de qualquer alteração. Recomenda-se que o autoexame seja feito pelo menos uma vez por mês, preferencialmente após o surgimento da menstruação, ou em uma data fixa para as mulheres que não menstruam. Sabendo disso, preparamos algumas dicas de autoexame para você.

Idealmente, a avaliação deve ser feita em três momentos diferentes: em frente ao espelho, em pé e deitada.


Você pode começar o autoexame em pé no banho. Levante seu braço esquerdo e apoie sobre a cabeça, estique seu braço direito e comece apalpando a mama esquerda em movimentos circulares. Primeiro no formato de círculos que começam no mamilo e crescem até cobrir o seio todo; depois em linhas retas em direção ao mamilo e por último em linhas retas para cima e para baixo. Repita os movimentos na outra mama.

Agora, posicione-se em frente ao espelho sem roupas, e observe seus seios com os braços caídos, depois levantados e dobrados atrás do pescoço. Neste momento observe atentamente o tamanho, a forma dos mamilos e cor. Veja se você nota inchaços, saliências ou rugosidades. Por último, pressione levemente o mamilo e veja se há saída de secreção.

Por última, faço o autoexame deitada. Este procedimento você pode repetir os movimentos feitos em pé. Para ficar mais confortável, coloque uma almofada embaixo do ombro que com o braço levantado.

Fique atenta aos seguintes principais sintomas:

Ao notar alguns dos sintomas apresentados, procure imediatamente ajuda de um especialista. Existem alguns métodos eficazes de diagnosticar o câncer, sendo eles a Mamografia, Ultrassom e Biópsia.


Como uma verdadeira Lady, nunca deixe de se cuidar, faça o autoexame regularmente e na menor dúvida, consulte um especialista.

22 visualizações